top of page

Diretoria Executiva da ADUEMG se reúne com a Reitoria da UEMG



Na última quarta-feira, 16 de novembro, os professores Cássio Diniz (Secretário-Geral) e Túlio Lopes (Presidente) diretores da Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Minas (ADUEMG) seção sindical do ANDES-SN juntamente com a advogada Eloísa Aquino, estiveram presentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte para uma reunião com a reitoria da UEMG, representada na reunião pela magnífica reitora, o vice-reitor e o assessor jurídico da reitoria.



Foi a primeira reunião da nova diretoria executiva da ADUEMG (2022-2024) com a reitoria da UEMG. Apresentamos novamente nossa pauta de lutas destacando: a mudança de regime de docentes efetivos, de 20h para 40h; a Dedicação Exclusiva (DE), baseando-se da resolução CONUN/UEMG nº 561/22 aprovada pelo CONUN e publicada no Diário Oficial em 03/06/2022. Avaliação, ajuda de custo e licença maternidade; novos concursos e nomeações 2023; Desconto em folha da contribuição sindical dos filiados voluntários da ADUEMG; o término do estágio probatório e a promoção na carreira; entre outros assuntos.



A reitoria se demonstrou favorável a maioria de nossas pautas de reinvindicações reapresentadas na reunião, anunciou a possibilidade de um novo concurso em 2023, afirmou que e garantiu a continuidade da promoção da carreira e se colocou a disposição para próximas reuniões. Mas, lamentavelmente não houve nenhum avanço concreto no atendimento de nossas principais reivindicações, em especial a mudança de regime de docentes efetivos e a Dedicação Exclusiva (DE).


A manutenção dos limites orçamentários previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e o insuficiente orçamento da UEMG, equivalente a menos de 0,5% do Orçamento Geral do Governo do Estado de Minas Gerais, limitam a possibilidade do atendimento de nossas reivindicações. Entretanto, não inviabiliza nossa luta por valorização profissional e reajuste do vencimento básico. Todavia precisamos fortalecer nosso sindicato e intensificar nossas lutas.


Seguimos atuando com independência e autonomia, cobrando da reitoria e do Governo de Minas Gerais o atendimento de nossas reivindicações e a garantia dos nossos direitos. A ADUEMG se reunirá nas próximas semanas com representantes da Secretaria de Planejamento (SEPLAG) do Governo do Estado de Minas Gerais. E, convocará uma nova assembleia da categoria e irá construir uma nova jornada de lutas em defesa da autonomia universitária, por mais investimentos públicos nas universidades públicas estaduais mineiras, pela valorização profissional, pela recomposição das perdas salariais e pelo atendimento do conjunto de nossas reivindicações.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page