top of page

Docentes da UEMG realizam assembleia da categoria e deliberam forte mobilização na universidade



Na tarde dessa quarta-feira (16/02) realizou-se a Assembleia Geral de Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais, organizada pela ADUEMG. Contando com uma participação recorde de professores e professoras de todas as unidades da UEMG, a assembleia discutiu vários pontos, mas que todas se inserem na triste realidade do congelamento salarial de nove anos, das precárias condições de trabalho e na desvalorização profissional.


Participaram também dessa assembleia como convidadas a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG Denise Romano, a presidenta da Adunimontes Penha Brandim, e o vice-presidente da Regional Leste do ANDES-SN Mário Mariano, que saudaram os e as participantes da assembleia.


Entre os pontos apresentou-se o relato da reunião das seções sindicais (Adunimontes e ADUEMG) com a secretária da SEPLAG, Luísa Barreto, que representando o governo disse não que não poderá cumprir o Acordo de Greve da categoria, alegando limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). E que no máximo o governo “estudará” uma recomposição de perda inflacionária do último ano para todo o serviço público, mas somente se for aprovada a adesão do Estado no Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que na realidade representa um grande perigo para os serviços públicos e impõe o congelamento salarial e de carreira a todos nós.


Com intensa participação da base, a categoria reunida debateu a situação e a necessidade de efetivar uma luta mais intensa por vários meios. Ao final, foi aprovada uma série de encaminhamentos e um calendário de mobilização:

  • Reunião do grupo jurídico de professores com a ADUEMG para análise da judicialização do Acordo de Greve;

  • Calendário de mobilização com:

    • Plenárias de docentes por unidades, encaminhadas pela diretoria colegiada;

    • Atos regionais nas unidades, encaminhados pelas diretorias colegiada e executiva;

    • Ato geral com demais categorias do funcionalismo estadual, no dia 08 de março em Belo Horizonte;

  • Trabalho com os meios de comunicação, para a publicização da campanha;

  • Nova Assembleia Geral em março, para término da pauta anterior e encaminhamentos.

  • Nova carta de apoio e compromisso aos designados/contratados, contra o aumento da precarização de seu trabalho docente universitário.

Como parte da pauta da assembleia, debateu-se também o 40º Congresso do ANDES-SN e o envio de um(a) delegado(a) representando a nossa categoria. Ao final, foi eleito um colega que participará do congresso entre os dias 27/03 e 1º/04. Como o tempo estava se esgotando, os demais pontos da pauta – entre eles o debate sobre o retorno presencial e comprovantes de vacinação – serão discutidos na próxima assembleia geral da categoria.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page