top of page

Em assembleia geral, docentes analisam os ataques à categoria e à UEMG, e decidem paralisar dia 26

Na tarde dessa sexta-feira (15/09) ocorreu a Assembleia Geral de Docentes da UEMG (formato remoto), que contou com a participação de professores e professoras de diversas unidades da capital e do interior. Organizada pela ADUEMG – seção sindical do ANDES-SN, a assembleia foi marcada pelo debate sobre a Campanha Salarial-Educacional da categoria docente e dos ataques à nossa universidade.


Foram apresentadas as ações realizadas pelo sindicato no último mês, como também foi discutida a intransigência do governo em atender as nossas demandas. Até hoje Zema não apresentou nenhuma proposta de reajuste salarial e nossas perdas salariais acumulam 66%. O acordo de greve homologado na justiça não foi cumprido pelo governo, que também não apresentou nenhum cronograma de novas nomeações. Além disso, debateu-se os últimos acontecimentos, como o projeto de lei 875/23 (que entre os pontos coloca o pagamento de docentes temporários no 1º nível da carreira, e não mais pela titulação), a não prorrogação da validade dos concursos púbicos vigentes, e a tentativa de fechamento de cursos na UEMG, que demonstram a forte ofensiva do governo Zema em sucatear a nossa universidade pública.


Diante de tantos ataques e da postura do governo, a categoria docente reunida deliberou por uma paralisação de 24 horas no dia 26 de setembro (terça), como protesto aos ataques à universidade e em defesa de nossa UEMG, junto com toda a comunidade acadêmica. Além disso, a proposta é de também unificar com todo o funcionalismo estadual de Minas Gerais, em luta contra o Regime de Recuperação Fiscal e contras as privatizações, que afetam direta e indiretamente as universidades estaduais mineiras.


NOTA DE REPÚDIO: durante a assembleia ocorreu uma invasão, que atacou os/as participantes e tentou atrapalhar o evento. A mesa da assembleia conseguiu controlar os invasores e deu prosseguimento à atividade. A diretoria executiva da ADUEMG repudia esse ataque, que em primeira análise aponta ter sido coordenado por um determinado grupo. Estamos juntando os dados de IP dos invasores e demais registros para encaminharmos para a delegacia de crimes virtuais.




Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page