top of page

NOTA DA DIRETORIA DA ADUEMG SOBRE O DECRETO DE RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS EM MG





A diretoria executiva da Associação dos Docentes da UEMG – ADUEMG, Ssind ANDES-SN – vê com preocupação a insistência do governo de Minas Gerais em retornar com as aulas presenciais em toda rede pública estadual (ensino básico, técnico e superior) em um momento em que alcançamos a cifra de 250 mil mortos pela COVID-19.


Estamos vivendo uma das piores fases da pandemia do novo coronavirus em nosso país. Diferente do que acontece em grande parte do mundo, os índices de contaminação aumentam de forma assustadora no Brasil, com o total de mais de 10 milhões de contaminados. Não temos políticas efetivas de imunização, com a falta crônica de vacinas e de planejamento. E é nesse cenário que o governo Zema insiste em colocar as vidas de estudantes, docentes, funcionários e seus familiares em risco.


Ao longo do último ano a rede estadual de Minas, em seus diferentes níveis, continuou com seu calendário letivo, com aulas e atividades remotas. Ou seja, ninguém ficou parado. Apesar de não ser o mesmo que as aulas presenciais, essa modalidade preservou vidas, o que para nós é o mais importante.


No entanto, no mesmo período, o governo estadual não realizou os devidos investimentos nas escolas e universidades estaduais que adaptassem as condições de trabalho e aula presencial com as normas de biossegurança. No caso da UEMG isso é mais agravante, sendo que em muitas unidades do interior a nossa Universidade não possuem estruturas físicas próprias, dependendo de outros espaços, que por sua vez, também não receberam modificações substanciais para se adequarem aos procedimentos de segurança sanitária.


Nós da diretoria executiva da ADUEMG não concordamos com o retorno das aulas presenciais nesse momento. Sabemos das dificuldades do ensino remoto e desejamos que tudo se normalize em breve. Porém, acreditamos que a vida e a saúde das pessoas devem estar em primeiro lugar, e o retorno imediato poderá colocar em risco toda comunidade acadêmica. Solicitamos que a Reitoria e o Conselho Universitário se posicionem a favor da vida e contra esse ato precipitado.


Diretoria Executiva ADUEMG

Seção Sindical ANDES-SN

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page