top of page

NOTA DE REPÚDIO DA DIRETORIA DA ADUEMG A REDUÇÃO DAS VAGAS DE ENTRADA NA UEMG


A Diretoria Executiva da Associação de Docentes da UEMG (ADUEMG) – Seção Sindical do ANDES Sindicato Nacional – repudia a ação proposta pela Reitoria na última reunião do CONUN, de redução das vagas em diversos cursos e Unidades da Universidade do Estado de Minas Gerais. Como se já não bastasse o avanço acelerado da precarização do trabalho docente, presenciamos este ato imprudente e descabido. E pior, tal encaminhamento possui embasamento somente em estudo realizado em apenas um ano (2020) e durante a pandemia mundial do coronavirus. Ficamos estarrecidos com o encaminhamento da Reitoria de colocar em votação para efetivação da redução arbitrária das vagas de entrada de estudantes nos cursos, sem diálogo com as Unidades (docentes, estudantes e técnico(a)s administrativo(a)s).


Entendemos que a Universidade necessita se avaliar e ajustar, sempre que possível, as suas ações e estratégias de atuação. Somo favoráveis as críticas e também a forma coletiva de buscarmos estratégias para melhorar, cada vez mais, nossas ações de ensino, pesquisa e extensão. Lembrando que esta tríade indissociável está prevista na Constituição Mineira que cria a nossa Universidade e no Estatuto da mesma.


Além disso, o parecer é frágil do ponto de vista acadêmico-científico. Não há nenhuma análise, a respeito dos projetos de pesquisa ou extensão desenvolvidos, que compõem 2/3 das ações na Universidade. Parece-nos que a reitoria e a comissão de avaliação desconhece a natureza das Universidades no Brasil e em Minas Gerais.


Destarte, a UEMG possui mais de 70% dos seus/suas estudantes são egresso(a)s advindo(a)s de escolas públicas. Estes jovens, que sonharam em ingressar num curso superior, muitas vezes sendo pioneiro(a)s em sua família, não contam com praticamente nenhum auxilio. Ainda mais nesses tempos de pandemia e ensino remoto, aqueles/aquelas mais empobrecido(a)s não possuem a possibilidade sequer de assistirem aula.


Reduzir vagas é prejudicar quem mais precisa do ensino público! E ainda, tal ato provocaria uma demissão em série de diverso(a)s docentes em contrato precário (designado(a)s). Julgamos ser perverso e vil colocar professor(a)s na rua em período tão delicado de isolamento social.


Diante disso, indicamos que esta diretoria da ADUEMG usará de todas as ações legais e políticas possíveis para conter e contrapor esta tentativa de desmonte da nossa Universidade. Convocamos todo(a)s os/as docentes da UEMG a se posicionarem contrário(a)s a tal descalabro. Conclamamos o movimento estudantil e os/as técnico(a)s administrativos em se juntarem nós, pois iremos resistir a mais esta tentativa de inferiorizar a UEMG. O povo do Estado de Minas Gerais merece uma Universidade a sua altura.


Contra a redução de vagas na UEMG!


Por uma Universidade para todo(a)s!

A UEMG resitirá!!!


Diretoria Executiva da ADUEMG/SSind ANDES-SN




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page