top of page

ADUEMG participa de visita técnica à SEPLAG e à Advocacia Geral do Estado

Nesta segunda-feira, 01 de julho, a ADUEMG participou da visita técnica da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) à Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e à Advocacia Geral do Estado (AGE). A seção sindical foi representada pelo seu presidente, Prof. Túlio Lopes, e pela advogada Eloísa Aquino. Também estiveram presentes o Prof. Ildenilson, presidente da ADUNIMONTES, e as representantes dos/as técnicos-administrativos e analistas da UEMG, Sidneya e Vanessa. A Deputada Beatriz Cerqueira, presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, e o Deputado Cássio Soares estiveram presentes. Pela Secretaria de Planejamento e Gestão estava a titular da pasta, Camila Neves, e pela AGE o Advogado Geral do Estado Sérgio Pessoa.


Foto: Guilherme Bergamini/ALMG


Na reunião foram abordados temas relacionados à carreira docente e a dos técnicos-administrativos e analistas, tais como concessão da Dedicação Exclusiva e a alteração do regime de trabalho de 20 para 40 horas. A ADUEMG defendeu a necessidade de seguir trabalhando via Grupo de Trabalho -já instituído e consolidado - a resolução desta questão e apresentou novamente a proposta de aumento do “Teto de horas” para atender imediatamente esta pauta. A seção sindical também defendeu a necessidade da Dedicação Exclusiva como característica própria da nossa carreira docente e como elemento fundamental e condição objetiva para o exercício do tripé ensino, pesquisa e extensão. A ADUEMG irá encaminhar à AGE/SEPLAG um documento com a síntese das discussões e propostas do Grupo de Trabalho (ADUEMG e REITORIA). Este mesmo documento será encaminhado para a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG.


Ainda sobre a Dedicação Exclusiva, o representante da ADUNIMONTES cobrou o pagamento das DE´s já publicadas pela UNIMONTES e encaminhará um documento à AGE sobre esta solicitação. A Deputada Beatriz Cerqueira, presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG cobrou do Governo e da AGE a autorização para a concessão e implementação das DE´s. O representante da AGE apresentou a necessidade de uma reunião com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para tratar especificamente das questões relacionadas a DE.


As representantes da categoria dos técnicos-administrativos e analistas apresentaram as questões relacionadas a categoria e devem encaminhar à AGE o documento apresentado nesta reunião contendo às principais pautas reivindicadas pela Comissão.


Sobre o corte na Ajuda de Custo a ADUEMG apresentou a reivindicação de que o valor da ajuda de custo cortado dos/as docentes grevistas seja ressarcido e que não haja um novo corte no próximo contracheque. A Deputada Beatriz Cerqueira e o Deputado Cássio Soares reforçaram essa reivindicação e cobraram dos representantes do Estado o atendimento a esta pauta legítima de reivindicação da categoria. Após uma discussão sobre o tema, ficou encaminhado que a Reitoria e a ADUEMG irão encaminhar um documento com o calendário de reposição à SEPLAG/AGE, solicitando o ressarcimento do valor do corte efetuado e a não taxação na próxima folha de pagamento. A ADUEMG irá se reunir com a Reitoria para elaboração deste documento buscando também contemplar as questões específicas dos/as contratados/as. A discussão e as definições sobre às alterações do Calendário Acadêmico devem ser tratadas no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).


Foto: Guilherme Bergamini/ALMG



Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page