top of page

Docentes da UEMG reunidos em Assembleia Geral em Divinópolis deliberam pela continuidade da greve

Por Renata Regina, em Divinópolis


A Associação dos e das Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais – ADUEMG/Seção Sindical do ANDES-SN, em assembleia geral realizada hoje, na unidade acadêmica de Divinópolis, e que com a participação de 144 professores, aprovou a continuidade da greve. A decisão pela manutenção da paralisação das atividades na UEMG acontece após anúncio do corte de ajuda de custo e ameaça de cortes no ponto.


Foto: Zé Rocha


Desde o início da greve, que completa 50 dias, houve avanços pontuais na negociação com interlocutores do governo, além das articulações na ALMG, em diálogo com as Comissões de Educação, Ciência & Tecnologia e Comissão de Trabalho, Previdência & Assistência Social, representadas respectivamente pela deputada Beatriz Cerqueira e pelo Deputado Betão.


Entre os principais avanços que resultaram do movimento de greve até o momento, está a garantia de suplementação orçamentária para retomada das bolsas de docentes, a aprovação na ALMG do artigo 8º incorporado na lei do reajuste estadual - que garante a manutenção da ajuda de custo para todas (os) servidores do estado e aguarda sanção do governador -, também alcançou a garantia do pagamento por titulação aos docentes contratados e o cronograma de novos editais para realização de concursos públicos. Além disso, teve a formação de dois grupos de trabalhos (GT's) um para alteração do regime de trabalho de 20 para 40 horas e outro sobre dedicação exclusiva e gratificações por função, além da aprovação do projeto de lei 1361 que cria política de permanência estudantil e também aguarda sanção do governador.


A manutenção da greve foi aprovada também como forma de pressionar o governador para que sejam sancionado o projeto de lei aprovado na ALMG sem vetos. A assembleia também aprovou uma moção de cobrança à Reitoria da UEMG contra o corte da Ajuda de Custo dos/das docentes em greve, como também aprovou a realização de ato na Cidade Administrativa na próxima quarta-feira (26/06). Nesse mesmo dia, a tarde, ocorrerá nova Assembleia Geral de Docentes da UEMG em Belo Horizonte.


Foto: Zé Rocha

Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page