top of page

Em Assembleia Geral realizada no auditório da FaE e da FAPPGen, docentes da UEMG deliberam pela suspensão da greve

Comunicado da Associação dos e das Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais – ADUEMG/Seção Sindical do ANDES-SN.



Em assembleia geral realizada ontem (26/06/2024) no auditório da Faculdade de Educação e da Faculdade de Políticas Públicas em Belo Horizonte, docentes deliberaram pela suspensão da greve partir do dia 01 de julho, e a manutenção do estado de greve. Também foi definido retorno às aulas partir o dia 2 de julho. Foram dois meses de greve que resultaram em conquistas importantes para a categoria docente e para a comunidade universitária da UEMG. Em breve o Comando Geral de Greve publicará um longo material explicando esses avanços e a necessidade de consolidá-los nesse momento.

Desde o início da greve, que contou com a participação de docentes de 19 das 22 unidades e com participação histórica de mais de 80% da categoria docente, ocorreram muitas manifestações e atividades de greve realizadas pelo Comando Geral de Greve, pelos comandos locais e pela ADUEMG em dezesseis cidades mineiras (Belo Horizonte, Ibirité, João Monlevade, Diamantina, Frutal, Ituiutaba, Passos, Campanha, Poços de Caldas, Barbacena, Ubá, Leopoldina, Carangola, Cláudio e Divinópolis). Ocorreram também muitas reuniões com parlamentares da ALMG e interlocutores do governo, que resultaram em avanços importantes. Será firmado, por meio de assinatura de ATA, um documento de registro dos compromissos acordados na greve com o governo. Em estado de greve os docentes seguirão cobrando do Poder Executivo, da Justiça e da Assembleia Legislativa resoluções para as questões relacionadas à carreira dos docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).


A Assembleia Geral também reforçou o compromisso da luta da ADUEMG em defesa da autonomia universitária e por mais investimentos na universidade. Os/as docentes avaliam que o movimento grevista é vitorioso e seguem em luta na defesa da UEMG, por uma universidade pública, popular, gratuita e de qualidade socialmente referenciada, por valorização e pelo cumprimento do Acordo de Greve. Informamos também que nos próximos dias serão discutidos alterações no calendários acadêmico e outras questões relacionadas às atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão universitária.


Belo Horizonte, 26 de junho de 2024.

2件のコメント


Anna Maria Meyer
Anna Maria Meyer
6月27日

Orgulho do nosso sindicato!!!

いいね!

Isabele Paula
Isabele Paula
6月27日

Meus parabéns aos aliados e a todas as unidades envolvidas. Juntos por uma sociedade mais justa e educação de qualidade!

いいね!
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page