top of page

Em Assembleia Geral realizada no auditório da FaE e da FAPPGen, docentes da UEMG deliberam pela suspensão da greve

Comunicado da Associação dos e das Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais – ADUEMG/Seção Sindical do ANDES-SN.



Em assembleia geral realizada ontem (26/06/2024) no auditório da Faculdade de Educação e da Faculdade de Políticas Públicas em Belo Horizonte, docentes deliberaram pela suspensão da greve partir do dia 01 de julho, e a manutenção do estado de greve. Também foi definido retorno às aulas partir o dia 2 de julho. Foram dois meses de greve que resultaram em conquistas importantes para a categoria docente e para a comunidade universitária da UEMG. Em breve o Comando Geral de Greve publicará um longo material explicando esses avanços e a necessidade de consolidá-los nesse momento.

Desde o início da greve, que contou com a participação de docentes de 19 das 22 unidades e com participação histórica de mais de 80% da categoria docente, ocorreram muitas manifestações e atividades de greve realizadas pelo Comando Geral de Greve, pelos comandos locais e pela ADUEMG em dezesseis cidades mineiras (Belo Horizonte, Ibirité, João Monlevade, Diamantina, Frutal, Ituiutaba, Passos, Campanha, Poços de Caldas, Barbacena, Ubá, Leopoldina, Carangola, Cláudio e Divinópolis). Ocorreram também muitas reuniões com parlamentares da ALMG e interlocutores do governo, que resultaram em avanços importantes. Será firmado, por meio de assinatura de ATA, um documento de registro dos compromissos acordados na greve com o governo. Em estado de greve os docentes seguirão cobrando do Poder Executivo, da Justiça e da Assembleia Legislativa resoluções para as questões relacionadas à carreira dos docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).


A Assembleia Geral também reforçou o compromisso da luta da ADUEMG em defesa da autonomia universitária e por mais investimentos na universidade. Os/as docentes avaliam que o movimento grevista é vitorioso e seguem em luta na defesa da UEMG, por uma universidade pública, popular, gratuita e de qualidade socialmente referenciada, por valorização e pelo cumprimento do Acordo de Greve. Informamos também que nos próximos dias serão discutidos alterações no calendários acadêmico e outras questões relacionadas às atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão universitária.


Belo Horizonte, 26 de junho de 2024.

2 Comments


Anna Maria Meyer
Anna Maria Meyer
Jun 27

Orgulho do nosso sindicato!!!

Like

Isabele Paula
Isabele Paula
Jun 27

Meus parabéns aos aliados e a todas as unidades envolvidas. Juntos por uma sociedade mais justa e educação de qualidade!

Like
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page