top of page

Nota da ADUEMG em repúdio aos ataques às professoras e professores da rede estadual de MG



A ADUEMG – Associação dos(as) Docentes da UEMG/Seção Sindical do ANDES-SN – vem por meio desta repudiar os ataques perpetrados pelo governo Zema, via SEE (Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais), por meio da divulgação pública “ilegal” de informações restritas sobre o controle das atividades laborais na plataforma Google Classroom de cada professor(a) da rede, nominalmente.


Como apontado pelo sindicato da categoria – o Sind-UTE/MG –, essa divulgação configura-se como ato criminoso, por ferir a lei de proteção de dados (lei 13.709/18) e ferir a privacidade do trabalho docente. “O Estado tem obrigação legal de proteger os dados dos seus servidores, além de configuração de possível prática de assédio moral contra esses profissionais” (Sind-UTE/MG, 13/05/2021).


A listagem divulgada veicula uma informação distorcida sobre o fazer e a prática docente em tempos de pandemia da Covid-19, inferindo como única atividade da jornada de trabalho da categoria o acesso à plataforma Classroom. Cabe destaque que, na realidade, houve ampliação das atividades da jornada de trabalho dos professores e professoras numa tentativa de minimizar as dificuldades educacionais impostas pelo ensino remoto, sejam elas no campo social ou econômico. Dificuldades estas negligenciadas/subjulgadas pelo Governo Zema. Além disso, os e as docentes encontram-se em atividades emergências remotas, com tarefas e jornada de trabalho ampliadas com acesso a diferentes meios digitais ou didáticos.


A ADUEMG se solidariza com os/as colegas das escolas básicas estaduais. Não podemos deixar que isso aconteça de forma impune. Cotidianamente os direitos dos e das trabalhadoras em educação são atacados, em clara tentativa de nos deslegitimar enquanto profissionais e em nosso papel social. É preciso reagir e dizer basta a essas atitudes ofensivas contra os e as educadores(as) e unir forças dizendo não à Precarização da Educação.


Nossas sinceras saudações sindicais, universitárias e classistas.


Diretoria Executiva da ADUEMG

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page