top of page

Nota de apoio do ANDES-SN à greve dos(as) professores e professoras da UEMG


A diretoria do ANDES-SN manifesta seu total apoio à luta do(a)s professores e professoras da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Em Assembleia da categoria, com a presença de mais de 300 professores e professoras da base da ADUEMG, Seção Sindical do ANDES-SN a greve foi deflagrada no dia 16 de março de 2022, para enfrentar os diversos ataques do governo Romeu Zema (Partido NOVO) contra a educação pública, a vida e o trabalho do(a)s servidore(a)s estaduais.


A categoria possui uma pauta de reinvindicação que aponta a necessidade do cumprimento da decisão judicial do acordo de greve de 2016, incorporando todas as gratificações, implementação do novo plano de carreira e ampliação de professore(a)s de Dedicação Exclusiva. Também reforçam a necessidade da recomposição salarial de 71% dos vencimentos, referentes às perdas de 2012 a 2021.


Os docentes da UEMG são contra o Regime de Recuperação Fiscal que o governo de Romeu Zema tenta impor, e entendem ser necessário o fortalecimento da categoria docente em regime de 40h e para os docentes substituto(a)s a isonomia salarial. Outra pauta central da categoria é a imediata nomeação do(a)s docentes aprovado(a)s em concurso, assim como a abertura de novos concursos.


Assim como o(a)s professores e professoras da Unimontes que também estão em greve, outras categorias do estado de MG estão mobilizadas para barrar os ataques do governo Zema contra os serviços públicos. A diretoria do ANDES-SN reconhece a importância da luta da ADUEMG e de outros sindicatos mineiros para o fortalecimento da luta de toda a classe trabalhadora no Brasil. Todo apoio à luta e a greve do(a)s professores e professoras da UEMG!


Fora Zema!

Pela defesa dos serviços públicos, da vida e do(a) trabalhador(a)!


Brasília(DF), 22 de março de 2022

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page