NOTA DA DIRETORIA DA ADUEMG
- ADUEMG
- 26 de jun.
- 2 min de leitura

A diretoria da Associação dos/as Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (ADUEMG) – Seção Sindical do ANDES - Sindicato Nacional vem a público se manifestar contra a demissão de dezenas de funcionários técnicos-administrativos da UEMG. Denunciamos e repudiamos a tentativa nefasta do atual governo de sucatear e inviabilizar os serviços da Universidade, com vistas a avançar com seu processo de privatização da UEMG.
O Governo Zema já não garante o salário-mínimo constitucional para os servidores técnicos administrativos no que tange ao vencimento básico que recebem. Vejam, o salário do servidor técnico-administrativo nível I é de R$1.209,03 e nível II é de R$1.475,01. Tais valores não garantem a equiparação salarial com outras carreiras similares do funcionalismo público estadual, não há promoções e progressões por escolaridade e tempo de serviço, nem reajuste salarial anual, assim como o Governo não promoveu concursos públicos nos últimos anos para referidas funções.
Na primeira quinzena de maio o Governo Zema enviou para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais dois projetos de lei (3.733/2025 e 3.738/2025) que se forem aprovados significará o fim da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A comunidade acadêmica da UEMG se posicionou contrária aos dois projetos. Estamos mobilizados em defesa da nossa universidade e não aceitaremos nenhuma demissão dos funcionários técnicos-administrativos e analistas bem como dos/as docentes contratados.
A ADUEMG apoia e fomenta a organização sindical dos funcionários técnico-administrativos e analistas da UEMG. No dia 01 de julho de 2025 a categoria docente irá realizar uma Assembleia Geral que irá discutir a organização sindical e a luta da categoria. Seguimos construindo nossa Frente Única em defesa da UEMG e ampliando nossas atividades por todo o estado de Minas Gerais e a nível nacional. Não vamos aceitar nenhuma demissão e seguimos lutando por concursos, melhores salários e condições de trabalho para a categoria dos docentes como também para os técnicos-administrativos e analistas.
UEMG: quem conhece, defende!
Todo apoio a luta dos técnicos-administrativos e analistas da UEMG!
Diretoria da ADUEMG – Seção Sindical do ANDES-SN.
Minas Gerais, 25 de junho de 2025.
Kommentare