Nota da ADUEMG sobre o comunicado do RH sobre o desconto do auxílio-transporte
A ADUEMG recebeu nos últimos dias vários relatos de docentes de diversas unidades sobre um e-mail encaminhado pelo RH da UEMG, avisando de um desconto a ser realizado nos contracheques daqueles que receberam auxílio-transporte no último ano. Em vários casos, esse desconto chega a mais de R$ 1.000,00, comprometendo a situação financeira de muitos colegas e seus familiares.
A diretoria executiva da ADUEMG vem por meio dessa repudiar esse desconto e a forma como isso está sendo conduzido pelo RH e pela SEPLAG. Estamos em uma situação sanitária crítica de mais de 400 mil mortos pela COVID-19, na qual o salário de muitos de nossos colegas se tornaram os únicos proventos de suas famílias.
A nossa categoria está sem aumento real há mais de dez anos. Além disso, desde 2017 os salários estão parcelados, sem nenhuma previsão de regularização. E por fim, os e as docentes da universidade, para prosseguirem com as aulas, com as orientações e com os projetos de pesquisa e extensão, foram obrigadas e obrigados a assumirem financeiramente os custos do trabalho remoto (equipamentos, energia elétrica, internet banda-larga, etc.) sem apoio material do Estado e da Universidade. Diante disso, vemos como absurdo e desrespeitoso o desconto salarial de nossos colegas.
Nesse momento estamos encaminhando ofício à reitoria da Universidade, cobrando esclarecimentos sobre essa situação. Já adiantamos que a diretoria executiva da ADUEMG se posiciona contra esse desconto, e reiteramos a necessidade de abertura de um diálogo efetivo entre sindicato, reitoria e governo para buscarmos uma solução imediata.
Informamos também à categoria que teremos nova ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a ser realizada no dia 5 de maio, às 14h, com a seguinte pauta:
• Informes;
• Cobrança indevida do RH/UEMG, por orientação da SEPLAG, referente ao auxílio transporte;
• INDICATIVO DE GREVE diante da ameaça do PL 5595;
• O que vier.
Sem mais no momento, renovamos nossas sinceras saudações Sindicais e Universitárias!
Prof. Roberto Kanitz
Presidente da ADUEMG
Commentaires