top of page

ADUEMG e Reitoria se reúnem para debater a pauta de reivindicações e questões que afetam o corpo docente na UEMG

Na última sexta-feira (12/04) a ADUEMG se reuniu com a Reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais, na Cidade Administrativa. A seção sindical estava representada pelo presidente Túlio Lopes, pelo secretário-geral Cássio Diniz e pela advogada Eloisa Aquino. O objetivo do encontro foi a apresentação da pauta de reivindicações da Campanha Salarial-Educacional 2024, como também o apontamento de algumas questões específicas que afetam o trabalho cotidiano de nossa categoria dentro de nossa universidade.



Apesar do respeito, a reunião foi marcada pela tensão, pois a audiência pública promovida pela Comissão de Educação, Ciência & Tecnologia na Assembleia Legislativa no dia 26 de março, como também a forte Assembleia Geral de Docentes realizada no mesmo dia na Escola de Design, foram impactantes para a gestão, no sentido de provocar o governo e a Reitoria sobre os problemas enfrentados pela categoria docente e pela UEMG. Não obstante, a pauta foi apresentada pelo presidente Túlio Lopes, com discussões detalhadas de cada ponto do documento. O presidente apontou a defasagem salarial, a necessidade de novos concursos, a falta de autonomia universitária e o contingenciamento de 10% no orçamento da UEMG, que afetam docentes, estudantes e gestão.


Além disso, a ADUEMG seguiu a reunião com a apresentação de pontos específicos que podem ser analisados e contemplados pela Reitoria. Cássio Diniz apontou questões como: 1) cumprimento da carga-horária docente nas unidades e sua natureza específica de trabalho; 2) recessos de meio e final de ano; 3) publicação e gozo de férias-prêmio de docentes; 4) concursos e editais nas unidades; entre outros. Por fim, a ADUEMG solicitou que a reitoria use de suas prerrogativas para requerer uma Mesa de Negociação tripartite – publicada em Ato – junto a SEPLAG. Todas as solicitações apresentadas pela ADUEMG foram encaminhadas por meio de ofícios nessa semana, por solicitação da Reitoria.


A ADUEMG avalia que a reunião foi importante para expor a situação da categoria docente e cobrar da gestão um posicionamento em relação aos problemas enfrentados na universidade. Portanto, a seção sindical aponta a necessidade do fortalecimento da mobilização e da organização dos e das docentes nas unidades acadêmicas, a fim de potencializarmos a campanha salarial e, se for deliberado pela categoria, a greve. Nesse momento, a realização das plenárias de docentes nas unidades da capital e do interior ganha cada vez mais importância para o sucesso de nossa luta. Em breve a ADUEMG convocará a nossa próxima Assembleia Geral.



Foto: Antônio Araújo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page