top of page

Em assembleia geral remota, docentes questionam nova ofensiva contra o trabalho docente na UEMG


imagem ilustrativa: greve de docentes da UEMG - abril de 2022


Na tarde dessa terça-feira (02/08) docentes da UEMG de diversas unidades da capital e do interior se reuniram em Assembleia Geral para debater a situação na universidade e as demandas da categoria.


Como informe, a mesa convidou a categoria a participar da cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva da ADUEMG, que ocorrerá no dia 20 de agosto (às 14h) no salão do Sindicato dos Jornalistas, em BH. Também informou como foi a reunião com a Reitoria, ocorrida em 13 de julho. E por fim, o presidente da seção sindical Roberto Kanitz falou sobre a participação no 65º CONAD do ANDES/SN, realizado no mês passado.


Seguindo a pauta, o prof. Túlio Lopes apresentou a mobilização do funcionalismo público estadual contra o Regime de Recuperação Fiscal e a importância dos e das docentes da UEMG participarem dessa luta. Com o acordo dos/das presentes, Túlio chamou à participação da categoria na manifestação unificada na Cidade Administrativa (05/08) às 9 horas.


Como terceiro ponto da pauta, a categoria reunida debateu sobre a recente informação de que a SEPLAG e a Reitoria definiram uma avaliação discente e o índice de desligamento dos mesmos como critério para diminuição da Ajuda de Custo recebido por docentes 30h e 40h. Foram informados e discutidos os acontecimentos da reunião da PROGRAD no dia 19/07, o pedido de esclarecimentos da ADUEMG à reitoria e a resposta da mesma, que foi lida integralmente. Em diversas falas da base se explicitou a surpresa e o descontentamento dessa nova ofensiva contra o trabalho docente, que visam o corte salarial via mecanismos externos de avaliação e controle alheios à realidade concreta da UEMG. Diante disso a categoria reunida em assembleia definiu algumas ações a serem encaminhadas. Tais ações serão publicizadas aos poucos.


A agenda para as próximas atividades ficou assim:


- 04/08: Live sobre a Precarização do Trabalho Docente no Ensino Superior às 17h, com a profa. Dr. Amanda Moreira da Silva (UERJ), assunto ligado ao que estamos vivendo hoje na UEMG;

- 05/08: Manifestação unificada do funcionalismo estadual contra o Regime de Recuperação Fiscal, na Cidade Administrativa a partir das 9 horas;

- 09/08: Audiência Pública organizada pela Comissão de Educação, Ciência & Tecnologia da Assembleia Legislativa de MG, sobre orçamento e autonomia universitária e com a participação da ADUEMG, Adunimontes e entidades do movimento estudantil. Transmissão ao vivo às 10h no canal da ALMG no Youtube.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page