top of page

Estudantes da UEMG Barbacena, vão a câmara municipal em mobilização contras os PLS 3738 e 3733/2025

  • Foto do escritor: ADUEMG
    ADUEMG
  • 26 de jun.
  • 2 min de leitura

Na noite desta quinta-feira (26/06), a Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Barbacena protagonizou mais uma ação de mobilização em defesa do ensino superior público, gratuito e de qualidade. Atendendo aos anseios manifestados pela comunidade acadêmica, a professora Sandra Magri, vice-diretora e atual diretora em exercício da unidade, preparou os ofícios institucionais com pedidos de Audiência Pública e uso da Tribuna Livre da Câmara. Coube à comitiva da UEMG Barbacena participar da sessão da Câmara Municipal e realizar a entrega formal dos documentos, como parte das ações legítimas de mobilização em defesa da universidade pública. Na ocasião, foram apresentadas, de forma democrática e fundamentada, as preocupações da comunidade universitária diante dos Projetos de Lei 3.733/2025 e 3.738/2025, em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A iniciativa teve caráter extensionista, fortalecendo o vínculo entre universidade e sociedade civil. Estiveram presentes os professores Marcela, Roberto e Luciano Alves Nascimento, a servidora Danielle Ribeiro (do Ponto Focal de Comunicação da UEMG Barbacena) e um grupo de estudantes do curso de Ciências Sociais. Coube aos próprios estudantes a responsabilidade simbólica e prática de realizar a entrega dos ofícios produzidos institucionalmente: um com pedido de Audiência Pública e outro com solicitação de acesso à Tribuna Livre da Casa Legislativa.

A comitiva foi recebida com grande deferência por todos os vereadores e servidores da Câmara. Os documentos foram entregues ao presidente da Casa, vereador Amarílio Augusto de Andrade, e imediatamente o vereador Roberto da Farmácia apresentou requerimento em plenário, o qual foi aprovado por unanimidade. Com isso, a UEMG Barbacena terá espaço de fala garantido na Tribuna Livre da Câmara na próxima terça-feira (01/07), às 19h30, para expor à sociedade os riscos e impactos dos projetos de lei que ameaçam a existência da universidade como patrimônio público dos mineiros. A UEMG Barbacena agradece a acolhida do Legislativo Municipal e reafirma seu compromisso com o diálogo, a formação cidadã dos seus estudantes e a resistência ativa em defesa da universidade pública.



UEMG: quem conhece, defende!

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
INFORME-SE!

Saiba das atualizações no site e no Facebook.

  • Facebook Social Icon
ENCONTRE-NOS

Facebook e E-mail Disponíveis!

 

© 2020

bottom of page