NOTA DE REPÚDIO A APROVAÇÃO DO PARECER FAVORÁVEL DO DEPUTADO DOORGAL ANDRADA AO PL 3.733/2025 NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DA ALMG!
- ADUEMG

- 1 de out.
- 2 min de leitura

As diretorias da Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (ADUEMG) e da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Montes Claros (ADUNIMONTES), seções sindicais do ANDES-Sindicato Nacional manifestam seu total repúdio e indignação com a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) do parecer favorável do Deputado Doorgal Andrada ao Projeto de Lei 3.733/2025 que autoriza a federalização ou venda de todos os imóveis pertencentes a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e de diversos imóveis utilizados pelas universidades estaduais mineiras.
O parecer recebeu os votos favoráveis dos deputados Doorgal Andrada, Laviola, João Magalhães e da deputada Maria Clara Barra. Os deputados estaduais Lucas Lasmar e Dr Jean Freire votaram contra. As emendas que retiram os imóveis da UEMG e da UNIMONTES e os utilizados pelas universidades estaduais mineiras foram rejeitadas..
A aprovação deste parecer e a rejeição de todas as nossas emendas representam um sério ataque a Autonomia Universitária principalmente no que diz respeito a Gestão Financeira e Patrimonial das universidades estaduais mineiras (UEMG e UNIMONTES). Cabe somente aos Conselhos Universitários de nossas universidades estaduais mineiras e suas respectivas reitorias a definição sobre o Patrimônio das Universidades. Defendemos que a totalidade dos imóveis pertencentes e/ou utilizados pela UEMG e pela UNIMONTES sejam imediatamente retirados da lista de imóveis apresentada pelo Governo Zema.
Nossa categoria docente e toda as comunidades universitárias da UEMG e da UNIMONTES seguem mobilizadas em defesa da Autonomia Universitária e do patrimônio das universidades estaduais mineiras.
EM DEFESA DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA!
EM DEFESA DO PATRIMÔNIO DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS MINEIRAS (UEMG E UNIMONTES)!
PELO ARQUIVAMENTO IMEDIATO DOS PROJETOS DE LEI 3.733 E 3.738/2025.
PELA APROVAÇÃO DAS EMENDAS PARLAMENTARES QUE RETIRAM OS IMÓVEIS PERTENCENTES E/OU UTILIZADOS PELA UEMG E PELA UNIMONTES DA LISTA DE IMÓVEIS APRESENTADAS PELO GOVERNO ZEMA!













































Comentários