top of page

Em dia de paralisação da UEMG, docentes participam de audiência pública e realizam sua assembleia geral em BH


Nem a chuva que caiu sobre Belo Horizonte abateu os ânimos de luta dos e das docentes nesse 26 de março, dia de paralisação da categoria na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

 

Com forte mobilização nas unidades acadêmicas da capital e do interior, docentes e estudantes de várias regiões do Estado estiveram presentes nas duas atividades do dia organizadas pela ADUEMG: a audiência pública na ALMG, que discutiu a carreira nas universidades estaduais mineiras e lançou a Campanha Salarial-Educacional 2024, e a assembleia geral de docentes da UEMG, realizada presencialmente no período da tarde na Escola de Design.




A manhã foi marcada com o Auditório José Alencar cheio para o debate da carreira. Na mesa, além das deputadas Beatriz Cerqueira e Lohanna França, dos vice-reitores da UEMG e da Unimontes e das representantes da SEPLAG e da SEE, estiveram o presidente da ADUEMG, Túlio Lopes, a diretora da Regional Leste do ANDES-SN, Wilma Guedes, e Jennifer Webb representando a Direção Nacional do ANDES-SN. Com importantes debates e cobranças, a audiência serviu para capilarizar ainda mais a mobilização da categoria docente na UEMG.

 


Já à tarde, em assembleia geral histórica que contou com a presença de cerca de 100 pessoas no prédio da Escola de Design, na Praça da Liberdade, docentes debateram a mobilização e os próximos passos da campanha salarial. Os pontos deliberados foram:

 

- Mobilização permanente durante a Campanha Salarial-Educacional;

- Realização de atividades locais de mobilização: plenárias, atos, intervenções, etc;

- Cobrança de postura da Reitoria em relação ao seu posicionamento com o governo;

- Participação unificada com outros sindicatos de servidores estaduais de MG no Dia Estadual de Lutas, em 21 de abril em Ouro Preto;

- Nova paralisação de 24h a ser marcada no dia da reunião entre ADUEMG, Comissão de Educação, Advocacia Geral do Estado (AGE) e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG);

- Nova assembleia geral de docentes da UEMG, com indicativo de greve (avaliação da campanha, da conjuntura e deliberação da categoria).

 

Aproveitamos e divulgamos o Calendário de Lutas gerais, em unidade com outras entidades sindicais e movimentos sociais:

 

01 de abril - 60 anos da ditadura militar.

07 de abril - Seminário sobre o RRF.

21 de abril - Protesto em Ouro Preto.

01 de maio - Dia do Trabalhador e da Trabalhadora.



Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page