top of page

Em dia de paralisação histórica, docentes, técnicos administrativos e estudantes mostram unidade e força na defesa da universidade do estado de Minas Gerais! A UEMG não está à venda!

  • Foto do escritor: ADUEMG
    ADUEMG
  • 31 de mai.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de jun.


ree

     Nesta quarta-feira, 28 de maio, aconteceu a Paralisação Geral dos (as) Docentes da Universidade Estadual de Minas Gerais, convocada pela Associação dos e das Docentes da UEMG. A paralisação foi convocada pela diretoria do sindicato no dia 14/05, motivada após o governo Zema apresentar dois projetos de lei, o 3373/2025 e o 3378/2025, que tratam sobre a suposta federalização da universidade. O projeto é vago e na avaliação do sindicato e especialistas têm caráter privatista, o que se confirmou indiscutivelmente nesta terça-feira (27/05) após publicação do ofício de número  65 da Secretaria de planejamento do governo, relacionando os bens que o Estado pretende transferir a união, não apenas da UEMG, mas também da ADUNIMONTES e outras autarquias mineiras. Desde o dia 08/05 à ADUEMG deu início a um intenso processo de mobilização dos docentes e toda a comunidade acadêmica que resultou na realização de plenárias locais em todas as unidades da UEMG, o que acontece pela primeira na trajetória de lutas do sindicato.

        A data contou com programação ao longo de todo o dia, tendo início às 9 horas  com o “Café da Thereza” um café colaborativo organizado pela professora da Guignard, Thereza Portes, para receber as caravanas do interior e demais manifestantes. Na parte da tarde, às 14h teve início a Assembleia Geral das e dos Docentes da UEMG, assembleia contou com a participação de 500 pessoas, cerca de 250 docentes se credenciaram para votar na assembleia , também participaram servidores técnicos administrativos e  lideranças sindicais que foram manifestar seu apoio a luta em defesa da UEMG, a assembleia também contou com a presença de alguns estudantes, que também realizaram uma assembleia do DCE. A diretoria nacional do ANDES-SN foi representada por Gisvaldo, diretor da entidade. Também foram até a o espaço manifestar apoio, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) e o deputado professor Cleiton (PV) reafirmaram o compromisso com os docentes de lutar para barrar os projetos de lei na ALMG. A assembleia aprovou os seguinte encaminhamentos:


  • Criar comissão de professores, para visitar gabinetes dos deputados na ALMG.

  • Paralisação e assembleia geral no próximo dia 01/07 , quando está marcada audiência pública sobre o tema na ALMG (pode ocorrer alteração na data pela ALMG). Nesta próxima assembleia será discutida e votada a possibilidade de greve caso a tramitação dos projetos avancem na Assembleia Legislativa.

  • Eleição de Túlio Lopes e Cristiana Fonseca como delegado e suplente  para o  68º CONAD do ANDES - SN.


      Por volta das 17 horas encerradas ambas as assembleias, estudantes e professores se reuniram para dar início  ao ato público em defesa da UEMG. O ato contou com a presença de cerca de 1000 pessoas e foi coordenado pelo presidente da ADUEMG, contamos com a participação e falas da Magnífica reitora da universidade, professora Lavínia Rodrigues, as deputadas Bella Gonçalves (PSOL), Andreia de Jesus e os deputados Lucas Lasmar (REDE), Betão (PT), e também de representantes do DCE UEMG, do SindSema, Sindeletro, SindUTE, SindSaúde, Metabase Inconfidentes, da ADUFOP, do SIndCefet-MG, Sindicato dos Radialistas, da ADUNIMONTES, do ANDES-SN e da Frente Mineira em Defesa dos Serviços Públicos.



 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
INFORME-SE!

Saiba das atualizações no site e no Facebook.

  • Facebook Social Icon
ENCONTRE-NOS

Facebook e E-mail Disponíveis!

 

© 2020

bottom of page