Nota de solidariedade a greve dos professores e professoras da rede municipal de BH
- ADUEMG
- 20 de mai. de 2021
- 2 min de leitura

Belo Horizonte, 19 de maio de 2021.
Em resposta ao anúncio da Prefeitura de retomada das atividades presenciais nas Escolas de Educação Infantil, os trabalhadores e trabalhadoras da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte deliberaram a realização de uma Greve Sanitária, a partir da segunda-feira, dia 26 de abril de 2021.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Smed), as Emeis deveriam ser reabertas a partir do dia 26/04/21, para atividades internas e organização, e para o recebimento dos/das alunxs a partir do dia 03 de maio.
Embora as autoridades municipais já tenham adotado um processo de reabertura econômica, Belo Horizonte ainda registra uma taxa de incidência da Covid-19 em 406 casos/dia, valor vinte vezes superior à indicação de baixo risco (20 casos em 100.000 habitantes). Além disso, a taxa de transmissão ultrapassa valores de segurança e a ocupação de leitos de UTI para Covid-19 aptoxima-se dos 80 %.
Os professores e professoras da rede municipal PBH discordam do retorno presencial, justificando a Greve Sanitária com a continuidade do atendimento remoto. Cabe ainda mencionar que estados, como São Paulo, que insistiram no retorno presencial das escolas, apresentaram taxa de contaminação da Covid-19 entre os professores três vezes superior que a da população em geral, com aumento de óbitos entre a categoria.
A ADUEMG, Seção Sindical do ANDES SN, presta toda a solidariedade aos companheiros e companheiras que estão na luta e repudia a iniciativa da PBH de violação e desrespeito à vida dos professores e professoras. Entendemos que o retorno presencial é descabido, atropelado e irresponsável, colocando em risco não somente a categoria docente, mas toda a comunidade escolar.
Lutamos pelo retorno presencial somente após a vacinação de todas e todos, associada à redução dos índices de incidência da Covid-19.
Sem mais no momento, renovamos nossas sinceras saudações classistas, sindicais e Universitárias.
Diretoria executiva da ADUEMG
Comentários